Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SEGURANÇA PREVENTIVA REDUZ RISCO DE ACIDENTE

Saiba como evitar as possíveis causas do desabamento de três prédios no centro do Rio.

Os três prédios que caíram na Avenida treze de maio, próximo ao Theatro Municiipal, no centro do Rio, trazem á tona um assunto de grande importância, mas nem sempre levado em conta por proprietários de imóveis: a segurança predial. O risco de acidentes - como incêndios de desabamentos - pode diminuir consideravelmente com algumas medidas técnicas. Uma das hipóteses iniciais para a causa da tragédia - que totalizava, até última sexta-feira, pelo menos 13 mortos e 27 desaparecidos - foi o empilhamento de materiais de duas obras, carga que seria maior que a máxima suportada pela estrutura.
- Muitas pessoas acham que a laje está firme e constroem em piscinas, sem considerar que ela aguenta 150 quilos por metro quadrado, quando a piscina de um metro e meio de algura pesa 1.500 quilos - explica o engenheiro civil Antero Parahyba.
Também foram apontadas a possível corrosão da laje da cobertura e uma modificação estrutural, como o corte de uma viga para passar um duto de ar condicionado. Parayba fala das hipóterses.
- Nem sempre se dá atenção ás infiltrações, que atacam não só a estrutura de ferro , mas também a argamassa, comprometendo os imóveis. Outro erro é modificar as estruturas, sem o projeto de um profissional habilitado.

DICAS IMPORTANTES.

- FORMALIZAÇÃO. Opte por obras legais, planejadas por engenheiros ou arquitetos num projeto e executadas por profissionais habilitados.
- MODIFICAÇÕES - No caso de alterações na estrutura do imóvel, como a remoção de uma parede, procure profissional para elaborar um projeto. Se a obra for feita num condomínio, consulte o síndico  e os demais moradores antes de executa-la. É dever do síndico solicitar o projeto para apresentar aos condôminos. Aos moradores, cabe informar-se seobre a obra do vizinho, para se resguardar de possiveis danos no seu imóvel.
VISTORIA  - Segundo o engenheiro civil Antero Parahyba, as edificações devem ser inspecionadas por profissionais especializados de cinco em cinco anos em média. Recomenda-se sobre a obra do vizinho, para ser resguardar de possíveis danos no seu imóvel.
INFILTRAÇÃO  - A longo prazo, infiltações podem amentar o risco de desabamento de uma edificação. A corrosão por conta do problema atinge tanto as estruturas de ferro das lajes, quanto a argamassa, comprometendo o imóvel.
GÀS - Antero Parahyba alerta que , além da procupação com as instalções internas de gás, deve-se ficar atento as gás metano, liberado pela rede de esgoto, que pode causxar explosões e envenenamento.
PESO - Antes de construir, informe-se sobre o peso suportado pela estrutura -base.

Fonte de pesquisa Jornar Extra Imóveis - Domingo 29 de Janeiro de 2012 - Pag 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário